Tenho certeza que muitos de vocês sempre tiveram a mesma curiosidade que eu! Como será que foi inventado o BRIGADEIRO! Pois então, após uma grande busca (ok, nem tão grande assim!) descobria história que vos conto agora!
As informações sobre onde realmente surgiu o brigadeiro são muito perdidas no que se refere ao real criador da receita de doce mais apreciada no Brasil. Inicialmente, o doce recebeu o nome de negrinho, uma referência a sua cor!
A "lenda urbana" por trás da receita diz que o brigadeiro surgiu após a Segunda Guerra Mundial, em 1945, quando
Eduardo Gomes disputou com Eurico Gaspar Dutra a presidência da República, sendo derrotado nas urnas. Brigadeiro da Aeronáutica, em 1950, voltou a disputar a presidência, perdendo para Getúlio Vargas. 'Vote no Brigadeiro, que é bonito e é solteiro', dizia o slogan eleitoral, que não lhe rendeu os votos necessários, mas fascinou as mulheres. Duas versões explicam o nome do docinho difundido nacionalmente a partir dos anos 50. A primeira conta que mulheres do Rio de Janeiro, engajadas na campanha de Eduardo Gomes, preparavam negrinhos em casa e os vendiam na rua com o nome de brigadeiro, destinando o dinheiro ao fundo de campanha. A outra, espalhada pelos adversários do candidato, é difícil contar sem incorrer em vulgaridade. Mas, como circula no país, precisamos registrá-la. O tiro desferido em Eduardo Gomes na rebelião do Forte de Copacabana haveria atingido os testículos. Ora, a receita do docinho brigadeiro não utiliza ovos. Assim, o nome teria conotação maldosa.
Apesar de batizada no Rio de Janeiro, a receita provavelmente se originou em São Paulo na década de 20 ou 30. A dedução se baseia em uma evidência. Quando o docinho surgiu, seus ingredientes básicos eram elaborados no Estado. Em 1921, a Nestlé abriu em Araras, a 171 quilômetros da capital paulista, a fábrica número um no Brasil e logo passou a elaborar o pioneiro Leite Moça. O produto representa até hoje o maior volume de vendas entre os mais de mil itens que industrializa no país.
Espero que vcoês tenham matado a curiosidade de vocês!
N.